Publicações

RNSJ Inova

A constância é mais inovadora do que a aceleração

Por Rubens Naves Santos Jr Advogados

 

Como inovar numa sociedade de advogados já consolidada? Não é simples implementar um processo de transformação numa estrutura com uma cultura já estabelecida, forjada ao longo de muitos anos, em que práticas e procedimentos internos estão fortemente enraizados. 

 

Mas aceitar esse desafio e, mesmo com todas as dificuldades, se propor a pensar em inovação e transformação digital num ambiente com essas características, revela (e confirma) que a transição para uma mentalidade inovadora, capaz de preparar um escritório de advocacia para os desafios futuros, só pode ser realizada de dentro para fora: antes de um discurso inovador, é preciso criar os meios para que uma prática inovadora se estabeleça. Primeiro, as pessoas. E, depois, com o tempo, a organização. 

 

É com essa mentalidade que começamos a nos movimentar internamente para trazer práticas de gestão e trabalho mais inovadoras para o dia a dia do Rubens Naves Santos Junior Advogados. No espírito do compartilhamento de informações, vamos dividir o que temos aprendido com esse processo em alguns artigos e, pra começar, escolhemos uma das maiores descobertas que tivemos até agora: ao contrário do que parece, inovação não é sinônimo de aceleração, mas sim de constância.

 

A velocidade de um processo de transformação de cultura dentro de um escritório varia bastante de acordo com o nível de resistência e/ou abertura que encontramos pela frente – e é natural que seja assim: primeiro as pessoas, lembra? E cada pessoa tem um ritmo e uma relação com o novo que deve ser respeitada. O mais importante, portanto, é que uma vez começado o processo, não haja rupturas. Garantir a continuidade é fundamental, ou seja: a inovação precisa ser perene, um caminho sem volta e sem previsão de término.

 

Outro ponto importante é criar ferramentas que garantam que esse processo não seja top-down, isto é, uma imposição de cima para baixo. O respaldo das lideranças da organização é imprescindível, claro, mas tão importante quanto isso é pensar em rotas que ajudem toda a equipe a participar. Nesse processo, transparência e um cuidado adicional com a comunicação interna têm se mostrado aliados tão importantes quanto qualquer software ultra caro e moderno.

 

Mais do largos investimentos em tecnologias e equipamentos, se as pessoas não forem motivadas a mudarem as suas próprias mentalidades, é muito difícil conduzir uma sociedade de advogados consolidada rumo ao futuro. E é por isso que, para nós, cada vez mais, criar uma cultura organizacional inovadora tem sido o ponto de partida de toda e qualquer transformação.