Publicações

Artigo

Rubens Naves: Prefeito, é hora de ampliar o sucesso das creches

Até 2017, a capital paulista convivia com uma longa e permanente fila de famílias à espera de vagas em creches. Nos últimos anos, a cidade tornou-se um exemplo de efetivação desse direito constitucional das crianças brasileiras. De acordo com um levantamento divulgado em agosto, baseado em dados da Pnad 2023, São Paulo é a capital brasileira com maior porcentual das crianças de 0 a 3 anos atendidas em creches (66%). Uma história de sucesso.

Para a sociedade, não há melhor investimento que o dirigido à proteção, acolhimento, cuidado e desenvolvimento das crianças. Avanços nessa área combinam atendimento de direitos humanos e constitucionais, valorização das famílias, redução de violência e desigualdade, democratização de oportunidades, progresso pessoal, comunitário e socioeconômico. Uma causa, portanto, que une todas as pessoas de boa vontade, qualquer que seja a sua localização no espectro político-ideológico.

O desafio de zerar a fila de espera acolhendo todas as crianças cujas famílias requerem vagas em educação infantil está praticamente superado. A Prefeitura informa que para o ano letivo de 2025 há mais 349 mil vagas para uma demanda de matrículas que hoje se encontra na casa de 279 mil. Mesmo sendo provável o aumento das matrículas e solicitações de vagas, a margem ainda ociosa deve garantir o atendimento de toda a demanda ativa.

[…]

Leia o artigo completo no site do Estadão.