Notícias

Memória

Emanoel Araújo (1940-2022)

A morte do artista plástico e escultor Emanoel Araújo representa uma perda irreparável para a cultura brasileira. Ícone da cultura negranacional, Emanoel Araújo promoveu a arte afro-descendente e o debate crítico sobre o papel do negro nas artes plásticas e na criação de uma identidade brasileira.

 

Com inúmeras contribuições no campo da museologia, destacamos sua passagem pela Pinacoteca do estado de São Paulo entre 1992 e 2002 e a criação do Museu Afro Brasil em 2004.

 

O Museu Afro Brasil nasce da sua persistência em deixar para o país um espaço dedicado para grande parte de sua coleção pessoal, para as artes plásticas representativas da negritude e da reflexão afro descendente, constituindo-se em espaço único de pesquisa e produção do conhecimento, além de um projeto museológico diferenciado.

 

Nosso escritório tem orgulho de ter testemunhado essa história, bem como de ter convivido tantos anos com o querido amigo Emanoel Araújo. Mais do que lamentarmos sua partida, celebramos sua vida e sua inestimável contribuição para as artes plásticas e cultura nacional.

 

Crédito da imagem: Isadora Brant/Folhapress