Rubens Naves Santos Jr Advogados

Guilherme Amorim Campos da Silva

Guilherme Amorim Campos da Silva é sócio de Rubens Naves, Santos Jr. Advogados desde 1995.


Graduado em Direito, Mestre em Direito do Estado e Doutor em Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica do Estado de São Paulo (PUC/SP). Pós-doutorando pela Universidade de São Paulo, participa do projeto “Governo Digital e (Sub) Desenvolvimento no Brasil (A implantação da gestão digital em um país de economia periférica e sem domínio das tecnologias avançadas) junto ao Departamento de Direito Econômico, Financeiro e Tributário da Faculdade de Direito. Guilherme é especialista nas áreas de Direito Administrativo, Direito Político e Direito Constitucional e já atuou em casos de relevância nacional, como a promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente, as discussões em torno da contratação direta de advogados pelo poder público, as emendas PIX e o debate sobre a transparência na execução do orçamento público, tendo defendido casos no Supremo Tribunal Federal. Estuda o Direito Constitucional, a validade e interpretação do direito, a teoria do desenvolvimento na Constituição, o acesso à justiça, o uso de precedentes estrangeiros pela Corte Constitucional, o fenômeno da “Constituição em rede” abrangendo o espectro do constitucionalismo democrático nas dimensões digital e virtual, bem como a ressignificação e circulação de direitos e institutos a ele relacionados.


É professor dos cursos de graduação, mestrado e doutorado da Escola de Direito ALFA-FADISP.  Coordenador Pedagógico do Doutorado Interinstitucional FADISP/ESC-TCEMT. Com mais de 25 anos de experiência como professor universitário, atua como professor orientador em dissertações de mestrado e teses de doutorado, envolvendo acesso à justiça, empresas e sustentabilidade.


Membro fundador e diretor do IBEC Instituto Brasileiro de Estudos Constitucionais é, ainda, membro do Conselho Curador da Fundação Padre Anchieta Centro Paulista de Rádio e TV Educativas e da Fundação Gol de Letra. Integra o Grupo de Trabalho Estado Laico da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC. Integra, ainda, o grupo de pesquisa DEMOS, cujo objetivo é pesquisar métodos de fortalecimento das instituições democráticas latino-americanas e formas de manutenção da harmonia entre os três Poderes do Estado para a manutenção da sobernia política por meio do voto popular e analisar governos que colocam em risco a democracia e os consequentes danos às instituições democráticas. O projeto DEMOS é financiado pela União Européia no projeto Capacity Building Erasmus+ Plus. Participam do projeto em rede de pesquisa internacional as seguintes instituições de ensino: Universidade Presbiteriana Mackenzie (Brasil); Unialfa (Brasil), Universidad Castilha de La Mancha (España); Universidad Libre (Colômbia); Colégio Mayor de Nuestra Señora Del Rosário (Colômbia); Universidad de Trujillo (Peru); Universita Di Bologna (Itália); Universita Di Siena (Itália); Pontifícia Universidade Católica de Perú (Peru); Universidad de La Frontera (Chile); Institut Détudes Politiques de Paris (França) ; Universidad de Cadiz (España); Universidad Autonoma de Chile (Chile). Bolsista de Projeto de Pesquisa apoiado pela Funadesp – Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular.

guilherme.amorim@rnsj.com.br

LinkedIn Lattes

Administrativo