
Guilherme Amorim Campos da Silva
Guilherme Amorim Campos da Silva é sócio de Rubens Naves, Santos Jr. Advogados desde 1995.
Graduado em Direito, Mestre em Direito do Estado e Doutor em Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica do Estado de São Paulo (PUC/SP). Pós-doutorando pela Universidade de São Paulo, participa do projeto “Governo Digital e (Sub) Desenvolvimento no Brasil (A implantação da gestão digital em um país de economia periférica e sem domínio das tecnologias avançadas) junto ao Departamento de Direito Econômico, Financeiro e Tributário da Faculdade de Direito. Guilherme é especialista nas áreas de Direito Administrativo, Direito Político e Direito Constitucional e já atuou em casos de relevância nacional, como a promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente, as discussões em torno da contratação direta de advogados pelo poder público, as emendas PIX e o debate sobre a transparência na execução do orçamento público, tendo defendido casos no Supremo Tribunal Federal. Estuda o Direito Constitucional, a validade e interpretação do direito, a teoria do desenvolvimento na Constituição, o acesso à justiça, o uso de precedentes estrangeiros pela Corte Constitucional, o fenômeno da “Constituição em rede” abrangendo o espectro do constitucionalismo democrático nas dimensões digital e virtual, bem como a ressignificação e circulação de direitos e institutos a ele relacionados.
É professor dos cursos de graduação, mestrado e doutorado da Escola de Direito ALFA-FADISP. Coordenador Pedagógico do Doutorado Interinstitucional FADISP/ESC-TCEMT. Com mais de 25 anos de experiência como professor universitário, atua como professor orientador em dissertações de mestrado e teses de doutorado, envolvendo acesso à justiça, empresas e sustentabilidade.
Membro fundador e diretor do IBEC Instituto Brasileiro de Estudos Constitucionais é, ainda, membro do Conselho Curador da Fundação Padre Anchieta Centro Paulista de Rádio e TV Educativas e da Fundação Gol de Letra. Integra o Grupo de Trabalho Estado Laico da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC. Integra, ainda, o grupo de pesquisa DEMOS, cujo objetivo é pesquisar métodos de fortalecimento das instituições democráticas latino-americanas e formas de manutenção da harmonia entre os três Poderes do Estado para a manutenção da sobernia política por meio do voto popular e analisar governos que colocam em risco a democracia e os consequentes danos às instituições democráticas. O projeto DEMOS é financiado pela União Européia no projeto Capacity Building Erasmus+ Plus. Participam do projeto em rede de pesquisa internacional as seguintes instituições de ensino: Universidade Presbiteriana Mackenzie (Brasil); Unialfa (Brasil), Universidad Castilha de La Mancha (España); Universidad Libre (Colômbia); Colégio Mayor de Nuestra Señora Del Rosário (Colômbia); Universidad de Trujillo (Peru); Universita Di Bologna (Itália); Universita Di Siena (Itália); Pontifícia Universidade Católica de Perú (Peru); Universidad de La Frontera (Chile); Institut Détudes Politiques de Paris (França) ; Universidad de Cadiz (España); Universidad Autonoma de Chile (Chile). Bolsista de Projeto de Pesquisa apoiado pela Funadesp – Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular.

Belisario dos Santos Jr

Guilherme Amorim Campos da Silva

Juliana Vieira dos Santos (licenciada do escritório)

Marco Antonio Rodrigues Nahum

Marcela Arruda (licenciada do escritório)

Eduardo Behar

Ana Paula de Assis Matias

Bianca Ruiz Manni

Carolina Assumpção

Cecília Cristófaro Ribeiro

Daniel Chierighini Barbosa

Claudia Roberta de Souza Inoue

Diwlay Ferreira Ramos Santos Rosa

Gabrielle Ferreira de Carvalho Issaac Chalita

Lucas Fernando Serafim Alves

Luís Felipe M. D. de Queiroz

Matheus Tisato Santos

Raquel Grazzioli

Roberto Nucci Riccetto

Sarah Bria de Camargo

Sidnei Camargo Marinucci

Susie Fugii
