Notícias

RNSJA Advogados prestigia reunião-almoço do IASP

Nossos sócios Rubens Naves, Belisário dos Santos Jr e Guilherme Amorim participaram, na última segunda-feira, 31/08, da tradicionalreunião-almoço realizada pelo Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP), ministrada pelo advogado criminalista Antonio Cláudio Mariz de Oliveira. Com mais de cinco décadas de trajetória no Direito Penal, o jurista traçou um panorama crítico sobre as dificuldades cotidianas da profissão e defendeu a abertura de canais de diálogo com os demais poderes.

 

Em sua exposição, Mariz destacou um certo desconhecimento social sobre a atuação dos operadores do Direito e como essa incompreensão enfraquece a própria cidadania. “As nossas funções são desconhecidas e, em razão do desconhecimento, incompreendidas. Talvez precisássemos sair às ruas para contar o que faz o juiz eficaz, o que faz o promotor ou o que faz o advogado”, ponderou.

 

Ao analisar o distanciamento entre a Advocacia e a cúpula do Judiciário, Mariz sustentou que o confronto não produz avanços concretos. Para o jurista, a postura reativa e isolada apenas perpetua barreiras que prejudicam o exercício profissional.

 

Como alternativa indispensável para reverter esse quadro, o palestrante defendeu a abertura de canais permanentes de interlocução e a busca por consensos: “A única solução que vemos é nos sentarmos à mesa. Não há outra. Do contrário, ficaremos nós aqui vociferando e oferecemos eles lá, continuando a determinar as condutas que nos afastam do Poder Judiciário”.

 

Veja reportagem completa do IASP aqui.