Notícias

Entrevista

Em entrevista ao jornal BC TV, Rubens Naves relembra os avanços gerados a partir do ECA e alerta para os desafios atuais

Aos 35 anos, o Estatuto da Criança e do Adolescente segue sendo uma das legislações mais completas do mundo. Mas, como garantir a proteção integral de crianças e adolescentes em um contexto tão transformado nos últimos anos, em que essa garantia se torna cada vez mais complexa e exige manifestações de cuidado que considerem as nuances da atualidade, marcada especialmente pelas transformações digitais?

 

Em entrevista ao jornal BC TV, do portal Brasil Confidencial, o advogado e sócio titular Rubens Naves relembrou os avanços gerados a partir do ECA e alertou para os desafios atuais – da violência dentro de casa à exposição nas redes sociais.

 

Falou sobre o papel essencial dos Conselhos Tutelares, da família, da mobilização social, da escola e da legislação em andamento para fortalecer a proteção dos mais jovens. E deixou claro: o enfrentamento dos desafios atuais exige ação coordenada entre os atores e atenção contínua de toda a sociedade.

 

No vídeo a seguir, ele comenta como o ECA transformou direitos constitucionais em realidade e garantiu às famílias a possibilidade de exigir acesso à educação infantil e outros direitos fundamentais.