Notícias

Artigo

Eleições 2020: desafios institucionais e novas formas de construção política

A partir de um panorama detalhado dos desafios presentes nas eleições 2020, Paula Bernardelli e Fernando Neisser compartilham reflexões e aprendizados que podemos levar para os próximos pleitos.


“Passadas as eleições de 2018, o assunto que dominou os debates eleitorais foi o uso da internet e da propagação massiva de desinformação como estratégia eleitoral. A regulação e fiscalização dos limites das campanhas nos ambientes virtuais – especialmente nos aplicativos de mensagens privadas– e o enfrentamento da desinformação pareciam ser os grandes desafios a serem superados para as eleições de 2020.

 

“O WhatsApp, principal aplicativo de mensagens utilizado no Brasil, encerrou o ciclo eleitoral de 2018 com sua imagem bastante desgastada, associada ao grande fluxo de desinformação constatado naquele ano. Em 2020 a empresa buscou uma aproximação com a Justiça Eleitoral para mitigar essa imagem, mostrando mais disposição para colaboração, firmando parceria com o Tribunal Superior Eleitoral no combate à desinformação…”

 

Leia o artigo na íntegra aqui.

 

Crédito da imagem: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil