Notícias

Artigo

Controle da população e sua localização individual

Marco Antonio R. Nahum reflete sobre como a utilização da inteligência artificial e de algoritmos desenvolvidos durante a pandemia podem impactar o mundo pós-Covid.


“Por certo os países desenvolvidos, nesse momento, buscam todas as variantes científicas possíveis para encontrar a chance de ‘uma nova vida para a humanidade’.

 

“Principalmente a Inteligência Artificial, utilizados os algoritmos corretos, pode nos fazer vencer essa batalha contra a pandemia. As condições objetivas indicam, nesse momento, a necessidade do sacrifício parcial do direito constitucional à intimidade em prol da saúde coletiva.

 

“Como diz Yuval Harari, o mundo, depois do coronavírus, vai entrar numa fase em que essa tecnologia permite a governos e empresas reunirem mais dados de nós do que nós mesmos jamais soubemos (seguindo-nos para saber ‘nossa situação médica 24 horas por dia’). Isso indica que após a crise (ainda é Harari quem diz), o mundo terá que optar entre dois caminhos antagônicos (considerados quatro valores essenciais).

 

1. vigilância totalitária x valoração do exercício da cidadania;

2. isolamento nacionalista x solidariedade mundial.

 

“Será que a humanidade, após a crise existencial provocada pelo vírus, vai saber valorizar a vida humana e utilizar suas conquistas tecnológicas não para vigiar e manipular pessoas, mas para fazer a ‘globalização do bem’, ou seja, utilizando, distribuindo e compartindo informações científicas e recursos tecnológicos para os países e povos necessitados, num plano de ação mundial?

 

“A resposta está na futura escolha entre os valores acima citados, especialmente entre o isolamento nacionalista e a solidariedade mundial.”

 

Crédito da imagem: Pixabay