Notícias

Evento

Café da Manhã Cultural: A política pública de cultura no estado de SP

Na última quinta-feira, dia 21, aconteceu na nossa sede o evento Café da Manhã Cultural, com a presença de Marilia Marton, Secretária de Cultura, Indústria e Economia Criativas do Estado de São Paulo; Claudinéli Moreira Ramos, Secretária Municipal de Cultura de Mogi das Cruzes e Clóvis Carvalho, presidente do Conselho da ABRAOSC – Associação Brasileira das Organizações Sociais de Cultura.

 

O encontro foi mediado por Guilherme Amorim Campos da Silva e organizado pela equipe de terceiro setor do escritório, liderada por Raquel Grazzioli, e teve como objetivo discutir aspectos da política pública de cultura do Estado, com especial atenção para o modelo de parcerias com Organizações Sociais.

 

Claudinéli Moreira Ramos apresentou os principais pontos da sua tese de doutorado apresentada à ECA-USP, chamada “A hora da cultura: um experimento de investigação em política cultural”, destacando que o modelo das Organizações Sociais é inovador e proporciona uma oferta cultural mais ampla e qualificada para a sociedade. Já Clóvis Carvalho apresentou os principais desafios enfrentados pelas OS de cultura, passando por temas como sustentabilidade econômica, governança e prestação de contas perante os órgãos de controle. Por fim, a Marilia Marton fechou a mesa fazendo considerações gerais sobre a política cultural do Estado, da perspectiva do Poder Público, ressaltando a importância das Organizações Sociais e a necessidade de maior coleta de dados e pesquisas voltadas aos receptores finais das políticas públicas, como forma de aprimorar a prestação dos serviços para a sociedade.

 

O encontro foi repleto de boas ideias, trocas e, em breve, será disponibilizado no YouTube!