Notícias

Entrevista

Adultização nas redes sociais: como proteger crianças e adolescentes

As redes sociais trouxeram novos desafios à proteção de crianças e adolescentes.

A chamada adultização no meio digital expõe os mais jovens a riscos emocionais, de saúde e de segurança e coloca em pauta a necessidade de atualização do Estatuto da Criança e do Adolescente.

 

Nos 35 anos do ECA, nosso sócio Rubens Naves destacou, em entrevista ao Alesp em Pauta, que o Estatuto foi um marco moderno e avançado para o país, mas que hoje enfrenta um cenário diferente: a ruptura provocada pelo mundo digital.

 

O aumento preocupante de casos de ansiedade e até de suicídios entre adolescentes mostra a urgência de uma nova legislação.

 

Com o chamado “ECA Digital”, cria-se uma autoridade administrativa autônoma de proteção dos direitos de crianças e de adolescentes no ambiente digital, responsável por fiscalizar o cumprimento da Lei em todo o território nacional e editar normas complementares para regulamentar os seus dispositivos.

 

O objetivo é garantir que crianças e adolescentes continuem sendo reconhecidos como sujeitos em desenvolvimento, com prioridade absoluta na proteção de seus direitos.

 

O tema exige atenção permanente e cooperação entre Estado, sociedade civil, famílias e plataformas digitais.

 

Assista à entrevista completa aqui (a partir de 37’12”).