Notícias

Na mídia

Ana Paula Matias concedeu entrevista ao programa Ação e Informação – 2ª edição, da Rádio Cidade Jundiaí

A advogada Ana Paula Matias, do escritório Rubens Naves Santos Jr. Advogados, concedeu entrevista ao programa Ação e Informação – 2ª edição, da Rádio Cidade Jundiaí, apresentado por Paulinho Maurício e Antonio Carlos Zillo. O tema foi os avanços, gargalos e atualizações necessárias ao Estatuto da Criança e do Adolescente, que completou 35 anos.

 

Com experiência na área e atuação no grupo de pesquisa “CRIADIRMACK – O Direito à Vez e à Voz de Crianças e Adolescentes”, da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Ana Paula destacou pontos centrais da legislação e sua efetividade. Falou sobre a importância da escuta qualificada, do papel dos Conselhos Tutelares, da proteção diante dos riscos digitais, da regulação do uso de celulares nas escolas, do direito dos infantojuvenis à alimentação de qualidade e da urgência de políticas públicas estruturadas.

 

Durante a conversa, a advogada reforçou que o ECA é fruto de mobilização social ampla e segue essencial na promoção dos direitos fundamentais de crianças e adolescentes – ainda que enfrente desafios relevantes, como o subfinanciamento das políticas públicas e o desconhecimento sobre seu conteúdo.

 

Entre os trechos marcantes da entrevista, Ana Paula lembrou que a proteção da infância e da adolescência é responsabilidade de todos e contempla a todas as crianças e todos os adolescentes. Por fim, citou uma frase que sua professora, ANA TOREZAN, utilizava para se referir ao ECA durante as aulas na faculdade:

 

“Os meus filhos, os nossos filhos, os filhos de todo mundo e os filhos de ninguém – todos devem ser protegidos.”